quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TEATRO


O teatro teve sua origem no século VI a.C na Grécia.Essa arte milenar encanta muita gente até os dias de hoje.
O teatro Brasileiro
Do século XVII ao início do século XIX o teatro é marcadamente colonial, fortemente influenciado pelo teatro português. Os primeiros textos, como o ''Auto da festa de S. Lourenço'', do padre José de Anchieta, são escritos pelos jesuítas de Piratininga, numa mistura de espanhol, português e tupi-guarani. Visam a catequese e são encenados pelos indígenas.
Em Minas Gerais, durante o século XVIII, atores portugueses visitam Vila Rica. A única peça local preservada é ''O parnaso obsequioso'', de Cláudio Manuel da Costa, em homenagem ao aniversário do governador.
No Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, o Teatro do padre Ventura encena as "óperas" - na verdade, comédias entremeadas de canções - de Antônio José da Silva, o Judeu ''Guerras do Alecrim e Mangerona'', autor nascido no Brasil mas que vive praticamente toda sua vida em Portugal. E o Teatro de Manuel Luís importa espetáculos de Portugal e da Espanha. As representações acontecem principalmente em ocasiões festivas, quando grupos amadores montam, em praça pública, peças de tom popular, louvando as autoridades. Depois que a sala do padre Ventura é destruída por um incêndio (1769) e a de Manuel Luís é fechada, D. João VI manda construir, em 1810, o Real Teatro de São João, atual João Caetano, onde também se exibem atores portugueses. Só no romantismo surge um teatro com características nacionais.


Com isso surge varios tipos de peça como:

*Romantismo
*Realismo
*Simbolismo
*Modernismo
*Campanhas Nacionais ,etc...

Em 1948 o industrial italiano Franco Zampari, funda em São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), marco na história do teatro brasileiro.


Na década de 40 alguns atores do Leste europeu refugiam-se no Brasil. Entre eles, estão o ucraniano Eugênio Kusnet.


Revolução na Dramaturgia

O pioneiro da moderna dramaturgia brasileira é Nelson Rodrigues, que constrói uma obra coerente e original, expondo o inconsciente da classe média com seus ciúmes, loucuras, incestos e adultérios.
Nelson Rodrigues (1912-1980) nasce no Recife e ainda criança muda-se para o Rio de Janeiro. Filho de um jornalista, começa aos 13 anos a trabalhar como repórter no jornal do pai. Resolve escrever para teatro para aumentar sua renda. Sua primeira peça encenada é ''Mulher sem pecado'', em 1942. Mas o marco da moderna dramaturgia brasileira é ''Vestido de Noiva'' - texto fragmentário e ousado sobre as lembranças e delírios de uma mulher que agoniza durante uma cirurgia.



Censura

Na década de 70 a censura imposta pelo governo militar chega ao auge. Os autores são obrigados a encontrar uma linguagem que drible os censores e seja acessível ao espectador.
Nessa fase, surge toda uma geração de jovens dramaturgos cuja obra vai consolidar-se ao longo das décadas de 70 e 80:

  • Mário Prata (Bésame mucho),
  • Fauzi Arap (O amor do não),
  • Antônio Bivar (Cordélia Brasil),
  • Leilah Assunção (Fala baixo senão eu grito),
  • Consuelo de Castro (Caminho de volta),
  • Isabel Câmara (As moças),
  • José Vicente (O assalto),
  • Carlos Queiroz Telles (Frei Caneca),
  • Roberto Athayde (Apareceu a margarida),
  • Maria Adelaide Amaral (De braços abertos),
  • João Ribeiro Chaves Neto (Patética),
  • Flávio Márcio (Réveillon),
  • Naum Alves de Souza (No Natal a gente vem te buscar).

Bom, a censura acabou, e com isso o TEATRO evolui cada vez mais.


SE VOCÊ GOSTA DE SE DIVERTI, ASSISTA UMA PEÇA ...ELAS SÃO MARAVILHOSAS, ALEM DE DIVERTIDAS E DIFERENTES DE QUALQUER COISA...COMO CINEMA, NOVELA, RADIO, ETC!!!!



* O TEATRO É ARTE
* O TEATRO É CULTURA

VIVA A ARTE NACIONAL...VIVA A CULTURA BRASILEIRA!!!!



Veja mas sobre o assunto em: http://www.teatrobrasileiro.com.br/



Fernanda Folger [São Paulo, 25 de setembro de 2008]

Textos baseados em pesquisa.




Sem comentários: