SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
HOJE VEMOS QUE ARTE PLÁSTICA VAI MUITO ALÉM DE FAZER UMA SIMPLES TELA DE ALGUMA COISA ESPECIFICA, AUTO-RETRATO OU PINTAR UMA PAISAGEM.
NA DÉCADA DE 20, ARTISTAS FAZIAM MOVIMENTOS LITERÁRIOS, PROTESTOS, ENTRE OUTROS, O MOVIMENTO MAIS FAMOSO DAQUELA ÉPOCA FOI "A SEMANA DE ARTE MODERNA, REALIZADA ENTRE 11 E 18 DE FEVEREIRO DE 1922 NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO , QUANDO VÁRIOS ARTISTAS PLÁSTICOS TIVERAM A IDÉIA DE FAZER ESTE ACONTECIMENTO.
FORAM EXPOSTOS QUADROS COM PINTURAS, QUE PARA A ÉPOCA FOI UM ESCANDALO,E ERA EXATAMENTE ESTÁ A INTENÇÃO, FUGIR TOTALMENTE DOS PADRÕES REFINADOS, REGRAS SOFISTICADAS, PARA MOSTRAR AO MUNDO QUE HAVIA ARTE EM FORMAS ABSTRATAS, E MUITAS VEZES TELAS E ESCULTURAS SEM FORMAS.
ESSE ERA O ANO EM QUE O PAÍS COMEMORAVA O PRIMEIRO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E OS JOVENS MODERNISTAS PRETENDIAM REDESCOBRIR O BRASIL, LIBERTANDO-O DAS AMARRAS QUE O PRENDIAM AOS PADRÕES ESTRANGEIROS.
SERIA, ENTÃO, UM MOVIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
OS JOVENS MODERNISTAS DA "SEMANA" NEGAVAM, ANTES DE MAIS NADA, O "ARCADISMO" NAS ARTES.A ESSA ALTURA, ESTAVAM JÁ INFLUENCIADOS ESTETICAMENTE POR TENDÊNCIAS E MOVIMENTOS COMO O "CUBISMO", O "EXPRESSIONISMO" E DIVERSAS RAMIFICAÇÕES PÓS-IMPRESSIONISTAS.
NENHUMA NOVIDADE NEM RENOVAÇÃO.MAS, PARTINDO DESSE PONTO, PRETENDIAM UTILIZAR TAIS MODELOS EUROPEUS, DE FORMA CONSCIENTE, PARA UMA RENOVAÇÃO DA ARTE NACIONAL, PREOCUPADOS EM REALIZAR UMA ARTE NITIDAMENTE BRASILEIRA, SEM COMPLEXOS DE INFERIORIDADE EM RELAÇÃO Á ARTE PRODUZIDA NA EUROPA.
HOJE VEMOS QUE ARTE PLÁSTICA VAI MUITO ALÉM DE FAZER UMA SIMPLES TELA DE ALGUMA COISA ESPECIFICA, AUTO-RETRATO OU PINTAR UMA PAISAGEM.
NA DÉCADA DE 20, ARTISTAS FAZIAM MOVIMENTOS LITERÁRIOS, PROTESTOS, ENTRE OUTROS, O MOVIMENTO MAIS FAMOSO DAQUELA ÉPOCA FOI "A SEMANA DE ARTE MODERNA, REALIZADA ENTRE 11 E 18 DE FEVEREIRO DE 1922 NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO , QUANDO VÁRIOS ARTISTAS PLÁSTICOS TIVERAM A IDÉIA DE FAZER ESTE ACONTECIMENTO.
FORAM EXPOSTOS QUADROS COM PINTURAS, QUE PARA A ÉPOCA FOI UM ESCANDALO,E ERA EXATAMENTE ESTÁ A INTENÇÃO, FUGIR TOTALMENTE DOS PADRÕES REFINADOS, REGRAS SOFISTICADAS, PARA MOSTRAR AO MUNDO QUE HAVIA ARTE EM FORMAS ABSTRATAS, E MUITAS VEZES TELAS E ESCULTURAS SEM FORMAS.
ESSE ERA O ANO EM QUE O PAÍS COMEMORAVA O PRIMEIRO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E OS JOVENS MODERNISTAS PRETENDIAM REDESCOBRIR O BRASIL, LIBERTANDO-O DAS AMARRAS QUE O PRENDIAM AOS PADRÕES ESTRANGEIROS.
SERIA, ENTÃO, UM MOVIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
OS JOVENS MODERNISTAS DA "SEMANA" NEGAVAM, ANTES DE MAIS NADA, O "ARCADISMO" NAS ARTES.A ESSA ALTURA, ESTAVAM JÁ INFLUENCIADOS ESTETICAMENTE POR TENDÊNCIAS E MOVIMENTOS COMO O "CUBISMO", O "EXPRESSIONISMO" E DIVERSAS RAMIFICAÇÕES PÓS-IMPRESSIONISTAS.
NENHUMA NOVIDADE NEM RENOVAÇÃO.MAS, PARTINDO DESSE PONTO, PRETENDIAM UTILIZAR TAIS MODELOS EUROPEUS, DE FORMA CONSCIENTE, PARA UMA RENOVAÇÃO DA ARTE NACIONAL, PREOCUPADOS EM REALIZAR UMA ARTE NITIDAMENTE BRASILEIRA, SEM COMPLEXOS DE INFERIORIDADE EM RELAÇÃO Á ARTE PRODUZIDA NA EUROPA.
1 comentário:
Parabéns Bruno....super lindo e criativo...muito inteligente a cultura acima de tudo!
Gostei muito da montagem das imagens...o texto do tema super informativo....para nossa galera, Jovens da periferia tbm pensam, lê, pesquisam e produzem cultura!
Abraços.....
Enviar um comentário